Os 3 Rs e a moda consciente.

Reduzir, Reciclar e Reutilizar são conceitos que já são conhecidos de algumas pessoas.

Há algum tempo, podemos observar com mais frequencia latas de lixo separado, catadores de papel e de latinhas, recolhimento de óleo de cozinha, reaproveitamento de garrafas pet, entre outras práticas de reciclagem. Além de colaborar com o bem-estar do planeta, a conscientização ambiental tem se tornado, além de tudo, um negócio e fonte de renda para muitas pessoas.

Além desses exemplos que podemos perceber em nosso dia-a-dia, os 3 Rs também podem ser aplicados à moda. Não sei se você já parou para pensar na maneira como consome moda. Caso não, vou te dar uma ajudinha breve.

Basicamente, com a Revolução Industrial e o surgimento do Prêt-à-Porter, a moda passou a ser mais acessível a todos. Com a produção de roupas em série e preços muito mais baixos, o consumo de moda aumentou desenfreadamente.

Aumento da oferta de produto + preços acessíveis + mídia especializada = Aumento do consumo de moda
(de uma maneira simplificada é por aí que funciona)

Assim, passamos a comprar não apenas por necessidade mas para satisfazer a nossa vontade de acompanhar o que é ditado pela moda.

Mas, a moda é efêmera... E enquanto ela passa, nós ficamos com nossos armários abarrotados de peças que não usamos mais. Muitas vezes, tão somente por não serem consideradas in por aqueles que ditam tendências. Isso sem considerar outros fatores! O ganho peso é um grande drama das mulheres e maior culpado por deixar muitas calças jeans sem ver a luz do sol. Quem não tem aquela calça que um dia ainda vai caber?

Pois bem, se a moda é efêmera, se nosso corpo muda e nossas vontades acompanham tudo isso, o que fazer com tanta roupa que não usamos?

É simples se aplicarmos a seguinte regrinha em nossas vidas: Reduzir, Reciclar e Reutilizar!

E, eis que os brechós são uma ótima opção para ajudá-la nessa empreitada. Nessas lojas especializadas em peças second hand, você pode:

- Levar aquelas roupas que não usa mais (e fazer um bem àquela pobre calça jeans que poderá ter a chance de ver o mundo novamente)

- Comprar peças incríveis, em perfeito estado que já foram de outras pessoas e, desta maneira, contribuir para o aumento da produção e consumo conscientes

- Ou, ainda, achar peças que alguns consideram fora de moda e adaptá-la à sua maneira, criando assim novas tendências. Quem nunca ouviu falar em customização?

Ou seja, perfeito!

Cada vez mais pessoas tem essa consciência ao consumir e nós estamos aqui para fazer nossa parte e ajudá-las a fazer a de vocês.

Seja sempre bem vindo e divulgue você também a moda consciente!

2 comentários:

  1. Esse teu post foi primoroso!O novo conceito de brechó tem tudo a ver com os 3R's e a sustentabilidade do planeta.Vou fazer algo no TMS5 e linkar com o Emporium do Futuro.Estou te devendo uma visita!Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei este seu post, amiga!!! Você escreve tão bem....!!! Fico muito feliz que vc esteja contribuindo bastante para a sustentabilidade do nosso planeta! Parabéns!!! bjosssssss

    ResponderExcluir